O mundo colecionável está ficando cada vez mais conhecido pelo planeta com eventos como a San Diego Comic Con no exterior e a Comic Con Experience aqui no Brasil, e em meio a tantos termos como, escalas, dioramas, bustos, diecast, polystone, entre outros, um se destaca Action Figures, aliás o que são as Action-Figures?

Action Figures

As action figures (figura de ação) são figuras plásticas de um personagem que pode mudar de posição, ou seja, pode mudar sua posição de ação. Elas são frequentemente de filmes, de Video-games, ou de programas de televisão. Diferente de Estátuas (também chamadas de figure-fixa), que são fixas e não possuem movimento.

Esses action-figures vêm sendo muito utilizados para filmes de stop-motion, que é uma técnica utilizada, gravando “quadros” milesimais, com poses diferentes dos bonecos, fazendo-os parecer estarem em movimento.

(Antes de mais nada gostaríamos de ressaltar que quando se trata de seus colecionáveis o termo usado pode ser boneco, hominho, figurinha, entre outros. Iremos apenas conversar sobre a definição das Action Figures.)

As Action Figures tem ganhado cada vez mais espaço nas estantes dos aficionados por filmes, series e games, no entanto, nos últimos anos uma grande gama de novos colecionadores tem surgido e um dos grandes fatores que contribuem para que isso aconteça é a alta da cultura Nerd/Geek.
Antes as figuras que chamávamos de “hominhos” e “bonequinhos” agora estão muito mais evoluíveis, e existem Action Figures de praticamente tudo que se possa imaginar.

Um exemplo, você se lembra de um anime antigo chamado Shurato?Pois bem as Action Figures do Rei Shura são lindas, ou quem sabe já não assistiu a ThunderCats?As Action Figures do Lion e do Mumm-Ra são perfeitas.

shura-e-mumm-ra

Mas bom vamos voltar ao assunto, uma das questões mais debatidas entre colecionadores de Action Figures: O que é e o que não é uma figura de ação?

Todo colecionador já foi confrontado com alguém que chama suas Action-Figures de “figurinhas” ou pior, “bonecos”.

Esta questão de rotulagem decorre do fato de que ninguém jamais tomou o tempo para definir exatamente o que é uma figura de ação. Temos uma vaga ideia de que uma figura de ação é um personagem pequeno de plástico projetado para crianças.

Acessórios podem ser colocados em suas mãos, mas o mesmo pode ser dito de bonecas Barbie. A maioria dos colecionadores grita enfaticamente que Barbie não é faz parte das Action Figures.

Aqui tentaremos definir o que é são as Action-Figures, mas é importante compreender que esta definição não é escrita na pedra como um mandamento. É apenas um assunto para o debate e discussão adicional. Esta não é uma categorização em preto-e-branco. Há muitas áreas cinzentas.

O primeiro passo para definir o que são as Action-Figures é olhar para uma ao lado de seus primos mais próximos: figurinhas e bonecos.Todos os três podem cair sob a ampla categoria de “figuras”, mas devemos ver como eles estão relacionados e onde um termina e o outro começa se definimos todos os três.

Figurinhas “Hominhos”

Figurinhas são muitas vezes pequenas, esculpidas e pintadas como representações de personagens como super-heróis ou personagens de filmes. Eles não têm partes móveis.

  • Capacidade de posar: Nenhuma
  • Tamanho: Extremamente pequenas as figuras deste modelo costumam ter de 6 mm até aproximadamente 16 centímetros. Qualquer coisa maior que isso é geralmente considerada uma “estátua”.
  • Outras características: As estatuetas são moldadas frequentemente permanentemente em uma base para ajudá-los a ficar em pé, como os homens verdes de plásticos do exército.

14610-min

Figuras de ação – Action Figures

Figuras de ação devem possuir uma certa capacidade de posar, muitas vezes referida como “pontos de articulação”. Essas figuras terão partes móveis que podem ser manipuladas em várias poses.

Eles muitas vezes vêm com acessórios intercambiáveis, como armas ou armaduras.

  • Capacidade de posar:A maioria dos colecionadores concordam que uma figura de ação deve possuir não menos do que três pontos de articulação no mínimo, a cabeça, e ambos os braços se movem.
  • Tamanho:De aproximadamente 8 centímetros até 40 centímetros (em alguns casos podem chegar até a 1 metro).
  • Outras características: A maioria das figuras de ação são construídas inteiramente de plástico moldado, incluindo suas roupas e acessórios. Alguns ocasionalmente vêm com um pedaço de roupa de pano, como uma túnica ou capa.

action-figures

Qual você deve colecionar?

No final, é tudo sobre o que faz você feliz como um colecionador.

Colecione o que lhe faz feliz independente da definição se uma coleção de Action Figures ou Figurinhas. Pois a sua coleção representa seus gostos. E nada melhor do que ter uma prateleira repleta de peças que você gosta.

Nossa grande parceira Allcenter é uma das maiores lojas do Brasil e é um site indispensável para todos os fãs de Action Figures, acessa ai e veja todas as novidades se esta rolando por la.

Comentários